Notícias

13 Jun

Ferramentas que agilizam o trabalho do vistoriador de imóveis

Sabemos que a vistoria é uma etapa importante na hora de decidir se o cliente ficará ou não com o imóvel. Saiba como agilizar e facilitar esse processo


Fazer observações detalhadas sobre o estado de conservação dos imóveis é importante e fundamental no processo de decisão dos clientes. Quem procura uma casa ou apartamento para alugar, deseja saber todos os pontos relevantes que são vistoriados pelo corretor autônomo ou corretora de imóveis envolvida no processo.

Esse tipo de avaliação serve para identificar eventuais problemas e desgastes ocasionados pelo tempo ou pelos inquilinos que fizeram uso do imóvel anteriormente. É de responsabilidade do proprietário a resolução de qualquer falha encontrada, sendo ela de acabamento, parte elétrica ou estrutura, inclusive a obrigação de reformar e consertar alguma necessidade do ambiente.

Após realizar a vistoria do imóvel é necessário que a imobiliária contratada emita um laudo das condições de moradia do lugar e mostre para o proprietário, que terá plenas noções do estado da unidade. O laudo servirá também para que o cliente saiba o que está alugando e entenda seus deveres e cuidados necessários enquanto morar na residência.

O corretor que lida com processos de vistoria tem a seu favor alguns métodos que agilizam o procedimento, apesar da tarefa não ser das mais simples. É preciso muito cuidado e dedicação para que nenhum ponto passe despercebido e que todos os detalhes sejam documentados para validações futuras, como a entrega do imóvel no final do período de contrato, caso não renovado. Saiba mais sobre a utilidade do laudo de vistoria. 

Para começar, é essencial que o corretor esteja munido de uma câmera fotográfica ou aparelho de celular com boa capacidade de armazenamento e qualidade final das imagens. Quanto melhor for a definição das fotos, mais fiéis à realidade elas serão, ajudando a validar os pontos importantes da vistoria quando necessário. Ao receber o imóvel da locação anterior, avalie e registre toda a parte geral do ambiente, fachadas, pintura, limpeza e estado de conservação das paredes, dos pisos e azulejos, telhados, entre outros.

Feito o “grosso” da vistoria, é hora de afunilar a avaliação. Verifique o estado das portas e janelas, atentando-se às fechaduras. Teste todas para garantir se as questões de segurança estão em dia, pois é importante que o imóvel não apenas pareça bonito e agradável, mas que seja seguro em todos os aspectos possíveis. Após esses detalhes, é hora de avaliar pontos como a parte elétrica, hidráulica e, em alguns casos, o gás encanado. Vale testar todos para identificar se há necessidade de manutenção.

Infiltrações são um sinal grave de vazamento, assim como falhas na iluminação devido a algum problemas na fiação. Esse tipo de problema precisa ser resolvido rapidamente, podendo necessitar de pequenas reformas.

Enquanto você registra os detalhes em fotos, não se esqueça de fazer anotações sobre o que você está vendo. Se há algum tipo de vidraça quebrada ou trincada, presença de mofo e umidade em algum dos ambientes, se há rachaduras e buracos pelo imóvel e todas as informações que possam ser relevantes.

Pensando nisso, o mercado tem hoje apps disponíveis para facilitar a vida do corretor de imóveis. Além das funções básicas como a capacidade de anotações e acesso a câmera, o app Vistoriador é capaz de concentrar todas as informações importantes em um único ambiente digital, que pode ser acessado a qualquer hora.

Através dele você pode fotografar e as imagens já serão armazenadas direto no app, além de adicionar observações importantes em cada registro fotográfico. Além disso, você pode criar uma lista de tarefas e ir resolvendo as fases da vistoria. Um dos benefícios de concentrar em um só ambiente todas as informações importantes é apresentar com facilidade a interpretação da imobiliária sobre o imóvel para potenciais clientes e  proprietários. Outro ponto positivo é que não será mais necessário passar todas as anotações e registros para um outro local, pois tudo ficará armazenado em um mesmo app.


Fonte: www.imovelweb.com.br