Notícias

11 Mai

Entenda o que é Blockchain e como essa tecnologia está sendo usada no mercado imobiliário

Considerada uma das maiores inovações, o blockchain é a tecnologia que está por trás das criptomoedas, ou seja, moedas digitais. Para entender melhor sobre o assunto, é importante saber o que são essas moedas digitais.

A mais popular delas, que tem conquistado o mercado, é a Bitcoin. Assim como o real ou dólar, a moeda criptografada segue as mesmas regras do mercado: quanto maior a demanda, maior a cotação. Com a única diferença de que ela é totalmente virtual, não existe fisicamente. Hoje em dia são incontáveis o número de estabelecimentos que já as aceitam como pagamento de serviços e produtos.

Popularmente falando, o blockchain é uma estrutura de dados que funciona como um “livro-razão”, que representa uma entrada de contabilidade financeira e registros de transações. Quando alguém realiza uma compra com criptomedas, essa transação é digitalmente assinada, registrada e agrupada em blocos, com todo histórico de movimentação.

O curioso dessa tecnologia, é que todos que possuírem o programa nos computadores conseguem acompanhar todas as transações. Isso acontece porque mesmo os registros sendo considerados autênticos e de alta integridade, eles são públicos e não podem ser facilmente alterados.


Blockchain e o mercado imobiliário

Apesar de ser uma tecnologia em expansão, o uso de bitcoins e, consequentemente de blockchains, no mercado imobiliário pode impactar positivamente nas negociações de compra e venda, diminuindo drasticamente a burocratização, facilitando as transações e evitando fraudes.

Em alguns lugares do mundo é possível realizar compra de imóveis com moedas digitais. Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas propriedades já aceitam bitcoins e imóveis são negociados com criptomoedas.

Através dessa tecnologia todas as informações habitacionais, financeiras, estruturais, legais e dados correlacionais a propriedade passam a ser digitalmente criptografados e disponíveis online. No lugar de títulos de papel, a transferência do imóvel passar a ser um título digital que consiste em um token seguro, que pode ser transferido de maneira rápida, barata e tão fácil quanto um clique.

Como explicado anteriormente, por se tratar de dados registrados digitalmente, onde o remetente e destinatário dos fundos estão logados e onde as informações da propriedade estão protegidas por uma ferramenta praticamente inviolável, falsificação de anúncios e de títulos de propriedade não serão mais um problema na vida de corretores e clientes.


Fonte: www.socorretor.com.br