Notícias

24 Jan

Corretor de imóveis pode administrar locação?

Se você é corretor de imóveis e quer saber um pouco mais sobre o mercado imobiliário para locações, confira este artigo


Muitos corretores de imóveis investem apenas em vendas imobiliárias, mas você já pensou em trabalhar com locação? Muitas vezes os contratos de aluguel são os responsáveis pela receita que ajuda a manter a administração de uma imobiliária, principalmente em momentos de crise. O segredo para tornar isso ainda mais comum nas imobiliárias é a preparação dos corretores para esse tipo de demanda.

Neste setor é possível ter incentivos que variam entre 40 a 45% do valor do primeiro aluguel pago pelo locatário, e algumas imobiliárias oferecem valores de até 60% para incentivar a migração para esse mercado. Essa demanda pode ser enxergada como uma nova alternativa na carreira do corretor que tem interesse em evoluir dentro da área e ainda assim manter o padrão financeiro.

A administração de imóveis para aluguel consiste basicamente em ser o intermediário entre o locador, que tem um imóvel e deseja alugá-lo, e o locatário que tem interesse em alugar uma casa ou apartamento. É preciso entender que intermediar essa negociação consiste em gerenciar diversas questões e garantir que o acordo seja vantajoso e tranquilo para as duas partes envolvidas.

Dentre as principais funções que cabem ao corretor que trabalha com locação estão a emissão de boletos para pagamento dos aluguéis, notas fiscais e recibos para comprovação de recebimento dos valores devidos, cobrança do aluguel mensal e repasse do valor para o locatário, conferência do pagamento das despesas que são de responsabilidade do locatário, checagem de seguros e garantias locatícias, acompanhamento de reajustes e demais revisões.

O planejamento é a melhor forma de ter tudo sobre controle quando se administra aluguéis. A maior atenção que deve ser tomada nesse caso é em relação às cobranças que precisam ser feitas, documentos emitidos e repasses de valores que foram acordados em contrato. É necessário um profissional nesse setor, pois a gestão de todos os pontos mencionados precisa ser impecável e nenhum detalhe pode se perder. Estude bastante o assunto antes de migrar de área.

Podemos dividir o processo de administrar imóveis em algumas fases para ilustrar as responsabilidades com as quais o corretor precisará lidar. A primeira delas é a captação, prospecção e atendimento. Nesse momento, é preciso que você tenha um leque de imóveis para alugar e clientes que necessitem deles. Uma carteira grande de clientes pode ser um gatilho excelente para migrar para as locações, pois é um ótimo caminho para começar.

A segunda fase envolve de fato o processo de administração e toda a parte jurídica de se trabalhar com imóveis. Os contratos precisam ser claros, bem definidos e pensados de forma que atenda às partes envolvidas. Com o contrato fechado, todos os pontos que já mencionamos antes entram em ação e precisam ser geridos com profissionalismo e muita atenção. O corretor que administra imóveis para locação precisa estar disponível e ser bastante resiliente para não perder o foco principal, que é solucionar os problemas que surgirão pelo caminho.

A complexidade desse tipo de setor exige que você estude mais, e um profissional é feito de tudo o que ele aprende e absorve de conhecimento, sendo esse mais um ponto positivo para quem quer administrar imóveis.


Fonte: www.socorretor.com.br