Notícias

27 Dez

Entenda o benchmarking e o aplique em sua carreira

Vamos imaginar um cenário: você morando em uma rua onde todas as casas são iguais. Sempre arrumando a casa, o seu jardim, o quintal e tudo que compõe a residência, mas quando olha para a do seu vizinho, sempre melhor. O que fazer para ser tão bom quanto ele? Procurar saber quais são os seus métodos para deixar a casa tão bonita e assim aplicá-los na sua residência. Seria uma cópia? Não! Apensar descobrir conceitos mais eficazes e colocar o seu toque!

No mundo dos negócios funciona do mesmo jeito. Muitas vezes trabalhamos arduamente para fazer com que nossa empresa seja grande, com muitos clientes e um lucro positivo no fim de mês. Porém quando vemos, nossos concorrentes estão melhor ainda, então, o que fazer?

Desse modo, graças a alta competitividade no mundo profissional, as empresas começaram a pesquisar o que poderia deixá-las cada vez capacitadas. Esse processo ficou conhecido como benchmarking. Mas o que é isso? Entenda um pouco mais sobre essa “arte” e valorize o seu negócio para chegar no topo.

O que é benchmarking

Você deve estar perguntando o que realmente é benchmarking. Ele tem como o único sentido analisar os serviços e os produtos de outras empresas, principalmente de seus concorrentes. O objetivo dessa ação é melhorar os processos da própria empresa, só que utilizando métodos próprios de trabalho para não configurar plágio. Explicando melhor, você estará avaliando como seu concorrente lida com os negócios e o porquê dele estar tendo sucesso. Assim, com tudo isso, vai aplicar essas novas ideias em seu negócio, com o seu olhar e com a sua visão e, assim, obter melhoras significativas.

Como aplicar o benchmarking em sua carreira

Antes de querer saber os métodos de seus concorrentes, estude os métodos internos de sua empresa. Saber como realmente sua empresa está lidando com o mercado, para depois ir atrás do que as outras empresas estão fazendo. Outro fator para aplicar em sua carreira é utilizar as melhores empresas para buscar ideias, pois elas têm sucesso. Mesmo que não seja do mesmo segmento, algumas podem ter dar ideias fantásticas.


Fonte: www.socorretor.com.br