Blog

01 Out

Home staging: arquiteta explica sobre técnica para impulsionar vendas no mercado imobiliário

Categorias: Sem Categoria

Método reúne uma série de técnicas que tornam o imóvel mais atraente para compradores.


O "home staging" é um método popular nos Estados Unidos e consiste na preparação de imóveis visando uma venda mais rápida e com melhor preço, utilizando-se de técnicas de arquitetura combinadas ao Marketing.

O propósito do home staging é destacar as qualidades do imóvel, de tal forma que o comprador potencial sinta vontade de se mudar para a propriedade no momento da visita. O método realça e otimiza ambientes, utilizando mobília ou, até mesmo, elementos cenográficos.

A arquiteta e stager Ana Sofia Navarro, de Sorocaba (SP), afirma que um imóvel devidamente preparado vende até 70% mais rápido e valoriza de 8% a 10%, retornando o investimento feito na preparação.

“É um recurso para a preparação do imóvel, que reúne várias técnicas da arquitetura aliadas ao marketing, como a escolha correta dos móveis, sua perfeita distribuição nos espaços disponíveis, definição da paleta de cores, texturas, aromas até os reparos necessários que devem ser feitos no imóvel antes da mudança, com o objetivo de atender perfeitamente às demandas do futuro morador", explica Ana Sofia.

"Todo imóvel possui pontos fortes, que são aqueles locais mais utilizados e valorizados pelos moradores, como a sala de estar, a cozinha, o banheiro e, cada vez mais, o home office. Então, é fundamental saber organizar adequadamente, principalmente esses locais, utilizando todas as ferramentas disponíveis", completa.

Para executar o trabalho, o profissional de home staging leva em conta características, como tamanho do imóvel, seu estado de conservação e tipos de reparos que precisam ser feitos, buscando fazer um investimento o mais enxuto possível.

Na fase final do método, são produzidas fotos profissionais e, se necessário, também vídeos. Esse material, que deve ficar disponível na internet, também auxilia na comercialização do imóvel.

Ainda segundo a stager, estudos demonstram que imóveis preparados com home staging vendem em, aproximadamente, 45 dias, enquanto outros são comercializados em 468 dias, em média. O método ainda promete aumentar em 45% o impacto positivo causado pelo imóvel no possível morador. Para 81%, fica mais fácil visualizar o imóvel como sua futura casa.


Vantagens de se preparar um imóvel antes de colocá-lo à venda

  1. Diferencia o imóvel no mercado;
  2. Entrega para as imobiliárias um imóvel pronto para ser comercializado, ganhando tempo;
  3. Valoriza a propriedade;
  4. Recuperação do investimento;
  5. Evita gastos desnecessários, investindo da maneira correta nos pequenos reparos e nas qualidades do seu imóvel.


Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí