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09 Mai

8 dicas como ser um corretor de sucesso

Precisando aumentar suas vendas? Não entende porque a concorrência está sempre fechando contratos enquanto você amarga dias olhando para as paredes? Então está na hora de parar de colocar a culpa na crise do mercado e arregaçar as mangas para entrar para o time dos corretores de sucesso.

Isso mesmo, separamos algumas dicas incríveis sobre como ser um corretor de sucesso. Você vai aprender técnicas muito interessantes para captação e fidelização de clientes e que, basicamente, só dependem de você.

Então venha com a gente virar esse jogo e ver porque para tantos corretores de imóveis essa história de crise no mercado simplesmente não existe.

1 – Invista mais em você mesmo

Sabe aquela máxima que diz que “quem não se ama não consegue ser amado”? Pois é, isso vale também para o mercado imobiliário, porque hoje não basta saber muito sobre legislação e ter bom papo para apresentar um imóvel, é preciso estar antenado.

Isso significa estudar, ler, se inteirar sobre todos os assuntos que norteiam o mercado – específicos e relacionados. Claro que é fundamental estar por dentro das leis, dos trâmites burocráticos e das dicas para imóvel próprio, mas você também deve ser capaz de dar ideias sobre arquitetura, paisagismo, decoração de interiores, tendências em decoração, melhores investimentos etc.

Isso porque há uma grande diferença entre o consumidor de antes e o de agora, da era da internet. E se o comportamento do consumidor mudou, o do corretor de sucesso também deve mudar. Então leia artigos, frequente convenções, aumente seu networking, promova eventos: adquira conhecimento para poder criar diferenciais.

2 – Aumente sua presença online

De acordo com uma pesquisa do Google, 90% de todas as transações imobiliárias começam no ambiente online. Isso significa que é online que o cliente está, então é online que você deve estar também. Para isso, você deve ter um bom site imobiliário, que seja responsivo – já que a busca através de smartphones cresce absurdamente todos os anos – e fazer parceria com os portais imobiliários.

Marque presença também nas redes sociais, com posts que mostrem a sua expertise no mercado imobiliário e gerem segurança no seu público-alvo. Para isso, você deve conhecê-lo bem: qual a faixa etária, qual o tipo de atividade que desenvolve, o que gosta de fazer como lazer, qual o tipo de imóvel que procura, qual a região, quais os hábitos daquele nicho.

De acordo com essas informações, produza conteúdo para blog, Facebook ou Instagram que seja relevante, original (cópia não vale) e esteja atualizado. Assim você estará falando para quem quer ouvir, certo? E as suas chances de transformar meras visitas em leads qualificados aumentam bastante.

3 – Use a tecnologia para criar um relacionamento com o cliente

O cliente hoje não quer apenas saber do imóvel, como há alguns anos, ele busca soluções para o seu problema. E quanto mais ações assertivas você tiver para entregar a ele a solução que ele precisa, mais rapidamente fechará negócio e será um corretor de sucesso.

Para isso, procure conhecê-lo melhor, reunindo o máximo possível de informações para dar um atendimento diferenciado. Lembre-se: quanto mais personalizado for o atendimento, mais chances você tem de acertar nas suas escolhas, oferecendo o imóvel certo, por exemplo.

Você pode começar a reunir essas informações logo na primeira vez que ele visitar seu site imobiliário através de um bom Customer Relationship manager (CRM). Cada vez que ele clicar um botão para fazer uma escolha (tipo de imóvel, região, faixa de preço etc) ou preencher um formulário, o CRM estará reunindo informações valiosas para você.

Essas informações são guardadas todas em um só lugar onde você pode acessá-las a qualquer hora ou lugar, já que geralmente ficam armazenadas em nuvem. Assim você “estuda” seu cliente e suas preferências, antecipando seus desejos e individualizando seu atendimento. O CRM também ajuda cruzando essas informações colhidas com a sua base de imóveis e indicando os que mais se assemelham ao perfil do lead.

4 – Coloque-se no lugar do cliente

O que é mais importante para o corretor imobiliário? Captar imóveis, vender e receber sua comissão ou satisfazer seu clientes? Todo corretor de sucesso sabe que o cliente é a parte mais importante desse quebra-cabeça, mesmo que não signifique a melhor comissão no momento.

Por isso coloque-se no lugar dele, procure compreender seus questionamentos, suas dúvidas e inseguranças – afinal um investimento desse porte deve ser feito com muito cuidado. Lembre-se que está lidando com sonhos, expectativas e, muitas vezes, economias de uma vida inteira.

Não se incomode com a quantidade de perguntas, responda-as sempre de forma educada, prestativa e sincera. Se não souber, admita e diga que procurará a informação e a repassará assim que possível. E faça isso. Muitas perguntas significam interesse, principalmente com a vida corrida que levamos hoje em dia. Não desperdice a chance de fazer seu cliente feliz.

5 – Cuidado com o que fala

Você deve ser sincero e agir de acordo com o código de ética dos corretores de imóveis, mas tenha cuidado com alguns aspectos da fala. O tom de voz deve ser natural, amigável, alto o suficiente para ser ouvido a dois metros de distância, no máximo. Olhe nos olhos, mostrando confiança, mas jamais seja agressivo ou perca a paciência, por mais que fique irritado. Seu cliente pode estar passando por um momento pior do que o seu.

Seja espontâneo, mas evite assuntos polêmicos, como futebol, religião e política, evite piadas de mau gosto, expressões de duplo sentido e palavras de baixo calão. Esteja sempre com a higiene impecável e bem vestido – roupas limpas e bem passadas. Não precisam ser novas nem muito formais, mas devem estar de acordo com o clima e a ocasião.

E jamais se atrase. Um corretor de sucesso prefere esperar a ser esperado. Ele está sempre disponível por todos os meios de comunicação possíveis e disposto a ajudar seu cliente.

6 – Saiba gerar comprometimento

Valide o desejo do seu cliente. Esteja atento ao que ele fala, à sua linguagem corporal e aproveite os gatilhos que ele mesmo oferece para guiá-lo com mais rapidez pela jornada de compra. Transfira o domínio para ele, fazendo-o sentir-se como se já estivesse morando no imóvel.

Crie imagens mentais e use aplicativos que ajudam a simular cor das paredes, tirar medidas das plantas baixas ou saber a posição do sol. Deixe-o sozinho por alguns instante, “experimentando” o imóvel como um test drive. Deixe-o viajar nas suas sugestões, deixando-o assimilar todas as informações.

7 – Qualifique seu cliente com dicas pro seu imóvel próprio

Muitas vezes, na ansiedade de fechar um negócio, o corretor pode acabar pressionando o cliente de forma equivocada. Lembre-se que ele tem todo o direito de estar vivendo um processo de indecisão – e a pressão pode ser um tiro no pé.

Por isso, uma boa saída é qualificá-lo, fazendo-o ter segurança de que conseguirá fechar e honrar o negócio. Pergunte, por exemplo, se ele se imagina ganhando a mesma coisa que ganha agora. A resposta provável será “não”, já que o ser humano tem uma tendência natural a acreditar que o melhor está por vir, está no futuro.

Portanto qualificar o cliente é gerar confiança no negócio, fazê-lo superar seus medos e desconfianças, acreditar mais em si mesmo e encorajá-lo a seguir em frente.

8 – Tenha confiança em você mesmo

Não tenha medo de tentar, de inovar, de se desafiar e até de ousar. Ser um corretor de sucesso é, antes de mais nada, acreditar em si mesmo, no seu potencial, ser e saber ser um bom profissional. Sem arrogância nem falsa modéstia, mas com disposição para se aplicar cada vez mais no seu relacionamento com o cliente e não transferir para ele ou para a crise no mercado os baixos resultados nas vendas.

Dessa forma, você será o corretor de sucesso que sempre quis e vai alavancar sua carreira superando todos os desafios com muita competência e determinação.


Fonte: www.socorretor.com.br